quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Brasil tem a segunda menor taxa de mortalidade entre os 15 países com mais óbitos no mundo


O número oficial de óbitos causados pela nova gripe notificado no mundo até ontem (12/8) revela que o Brasil tem a 14ª taxa de mortalidade entre os 15 países com o maior número absoluto de mortes. Com 192 registros, o país apresenta uma taxa de 0,09 óbitos em cada grupo de 100 mil habitantes, maior apenas que a do Reino Unido ? 40 mortes e índice de 0,06 por 100 mil.

Países vizinhos, Argentina (0,83) e Uruguai (0,65) têm as maiores taxas, seguidos de Costa Rica (0,61), Chile (0,57) e Austrália (0,46). Em todo o mundo, foram notificados, até esta data, 1.882 óbitos em 48 países. As informações são do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

A taxa de mortalidade (número de óbitos relativos à população) passou a ser utilizada no lugar da taxa de letalidade (número de mortes em comparação ao total de casos de determinada doença) para monitorar a gravidade da nova gripe. A mudança na metodologia aconteceu porque, em 16 de julho, por meio de comunicado oficial aos países-membros, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que não era mais possível contabilizar todos os casos da nova gripe, tornando inviável calcular a taxa de letalidade.

Óbitos e taxa de mortalidade (por 100 mil habitantes).


Fonte: Portal do Governo Federal - www.brasil.gov.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário