quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fundación DIS oferece conteúdo gratuito de gestão estratégica


Ser um centro virtual com recursos, formação e capacitação em gestão estratégica para organizações da sociedade civil. Essa é a proposta do novo portal Gestión Estratégica para las Organizaciones Sociales – Gestrategica (www.gestrategica.org ). 

Realizado pela Fundación para el Desarollo Institucional de las Organizaciones Sociales (Fundación DIS), da Colômbia, com o apoio do Seniors Españoles para la Coperación Técnica de España (SECOT) e da Comunidad de Madrid, o portal está no ar desde 3 de fevereiro. E já conta com uma parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) para intercâmbio de conteúdos.

Voltado a representantes de fundações, governos, universidades, empresas sociamente responsáveis, movimentos sociais e formadores de opinião da América Latina, Portugal e Espanha, o portal apresenta textos, publicações, ferramentas, casos, vídeos, entre outros. Os documentos estão disponíveis em espanhol, português e inglês.

Há também espaço para compartilhamento de conteúdos e informações, além incentivo à formação de grupos de discussão. “Queremos que as pessoas compartilhem conhecimento e trabalhem em conjunto”, explica a coordenadora de Comunicação da Fundación DIS, Eliana Nieto. Atualmente já há cinco grupos de debate compostos de pessoas de diversos países.

O plano da fundação é divulgar e consolidar o portal junto a seus públicos, estabelecer um programa de formação virtual e presencial na Colômbia, Peru, Equador, República Dominicana e outros países latino-americanos, e constituir um processo sólido de aprendizagem em colaboração.
Histórico

A Gestratégica teve origem em um estudo da Fundación DIS, realizado em 2008. Na época, foram entrevistados representantes de fundações, empresas e redes da América Latina. Também foi realizada uma busca na internet, que revelou a existência de 234 portais similares – nenhum deles com ferramentas gratuitas específicas para a formação na área de gestão estratégica. Em 2009, foram realizados grupos focais com representantes do Brasil, Colômbia e Argentina.

Com base em toda essa pesquisa, a fundação prosseguiu com o detalhamento técnico e implantação do projeto: definição de conteúdos, arquitetura de navegação, tecnologia, entre outros.

Fonte: IDIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário